Menu
X

PRESIDENTE DO TJSP DEFENDE MEDIDAS PARA ACELERAR O JULGAMENTO DE PROCESSOS NO BRASIL

Em palestra no UniCEUB, Paulo Dimas recebeu título de professor honoris causa e falou sobre os benefícios dos Cejuscs e do processo digital

O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, abriu, na manhã desta terça-feira (9), a Semana Jurídica do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) –tradicional evento da instituição brasiliense em comemoração ao dia do advogado. Com a palestra “Os desafios da eficiência na prestação do serviço jurisdicional”, Paulo Dimas explicou como a justiça paulista conseguiu mais eficiência nos últimos anos.
“O Estado de São Paulo acumulou quase cinco milhões de processos na primeira instância apenas no ano passado”, disse ele. “Apesar desse número elevado, o Judiciário paulista bateu o recorde de julgamentos tanto em primeiro como em segundo graus, no mês de junho deste ano.” Como uma das alternativas para esse grande número de ações, São Paulo investiu na instalação dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), que têm como base o diálogo e o rápido acordo entre as partes envolvidas. “Fizemos desde a capacitação dos mediadores, até detalhes, como usar uma mesa redonda, que aproxima todos os envolvidos. Temos muitos relatos de pessoas que chegavam intransigentes, e saíam com o acordo em mãos. Isso não só reduz o número de ações, como democratiza o acesso à Justiça”, disse Paulo Dimas, que também citou o processo digital como fator para a celeridade alcançada. “Não temos mais entrada de nenhum novo processo em papel desde o ano passado, é tudo digital. A movimentação fica muito mais fácil.”

        Reconhecimento – Antes de iniciar a palestra, Paulo Dimas recebeu o título de professor honoris causa das mãos do ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio Mello. “Acompanhei toda a carreira do Paulo Dimas Mascaretti. Ele tem o reconhecimento de todos os colegas juristas como um dos maiores professores de processo civil do País e merece todos os elogios”, reconheceu o ministro da mais alta corte do país.

Desculpa. Sem informações para este contato.
Voltar para Home