Concad faz reunião virtual para discutir projetos e benefícios para advocacia
A Coordenação Nacional das Caixas de Assistência (Concad) se reuniu virtualmente, nesta terça-feira (21), para debater projetos e apresentar programas de benefícios para a advocacia. A preocupação dos presidentes da Caixas de Assistência é adequar propostas e ações, em razão da crise gerada pela pandemia do novo coronavírus, com o objetivo de atender às novas demandas que sugiram no período.
O presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz, participou do encontro e afirmou que todo o sistema OAB precisa pensar e adotar propostas inovadoras para enfrentar a crise. Ele também disse que as Caixas de Assistência serão um pilar fundamental para auxiliar a advocacia a superar os desafios exigidos no momento.
“Lá atrás, em uma das primeiras reuniões da Concad, eu disse que o momento era de trabalho e inovação, mas eu jamais poderia imaginar que aquela fala seria tão exata e tão importante. Quem cuida do sistema OAB precisa inovar e colocar os projetos de pé. A advocacia vai exigir salas, computadores, câmeras, softwares e uma vasta gama de outros serviços que se tornaram fundamentais para o novo período. Temos uma excelente gestão e estamos preparados para amparar as Caixas, porque sabemos que esse ano será difícil. Contem com o apoio do Conselho Federal e do FIDA. Temos a certeza de que teremos o momento de reconstrução e as Caixas terão um papel fundamental nesse processo”, disse Felipe Santa Cruz.
O coordenador nacional da Concad, Pedro Alfonsín, agradeceu o apoio do Conselho Federal e afirmou que as Caixas estão focadas em novos projetos para enfrentar o momento de crise. “Temos que pensar em novos escritórios compartilhados, escritórios virtuais, salas de atendimento e para sustentação oral virtual, projetos de saúde e também culturais. Todos estão procurando se reinventar dentro do momento de crise, pensando em novas temáticas também para o Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (FIDA), para que possamos, todos unidos, superar esse momento”, afirmou.
Durante a reunião, foram debatidos temas e sugeridas diversas atividades a serem desenvolvidas pelas Caixas no mês da advocacia (agosto). Houve também discussão acerca de ações para otimização do trabalho em home office, com diversas Caixas apresentando projetos e parcerias que podem ser compartilhados. O grupo também tratou de encaminhamentos de projetos para o FIDA e debateu sobre pautas de saúde, sobre a possibilidade de um serviço de telemedicina de âmbito nacional.