Ministro da Economia fala ao Pleno sobre planos para a economia
A OAB recebeu na tarde desta segunda-feira (10) durante sessão do Conselho Pleno a visita do ministro da Economia, Paulo Guedes. Ele falou aos 81 conselheiros e aos membros da diretoria da Ordem a respeito de seus planos para a economia e da proposta de reforma da previdência, que tramita atualmente no Congresso Nacional. O presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz, agradeceu a presença do ministro e destacou a importância do debate franco e aberto em torno do tema.
“Convidei o ministro para que fizesse aqui uma fala livre sobre os pontos que quiser falar. Sabemos que algumas questões são permanentemente tomadas por muitas polêmicas e a conduta da OAB tem sido a mesma que foi ao longo de todos os tempos. Buscamos construir uma visão técnica equilibrada”, disse Santa Cruz. “O ministro é muito direto no que defende e desde o início da gestão, tem sido muito aberto ao diálogo com a OAB. Temos um diálogo franco através de toda a equipe do ministro Paulo Guedes. Estive inclusive recentemente com os secretários do ministério”, acrescentou o presidente da OAB.
Santa Cruz salientou ainda como a advocacia tem sentido os impactos da crise econômica. “O advogado é a esponja da sociedade. Temos clientes quebrados, que não podem pagar pelas causas. Sofremos a inadimplência em nossos escritórios, sofremos com a previsão do PIB sempre sendo reduzida. A advocacia é majoritariamente uma profissão privada que precisa da atividade econômica. A recuperação econômica garante não apenas o pão na mesa do advogado, mas também assegura a cada cliente ter seu direito atendido numa justiça mais eficiente e mais célere”, declarou ele.
Após explanação em que traçou um diagnóstico para o quadro econômico do país e defendeu suas ideias, Guedes agradeceu a oportunidade de falar diretamente à instância máxima da advocacia brasileira. “Enfatizo muito a importância da advocacia nessa modernização da economia brasileira. Agradeço o convite para vir aqui na OAB. Agradeço muito a acolhida da OAB e deposito muita confiança na modernização da legislação brasileira. Vocês advogados têm de ser a próxima fronteira. Vocês vão modernizar a legislação brasileira”, disse Guedes.
Santa Cruz finalizou o encontro destacando a importância de um amplo diálogo a respeito do assunto. “Temos de ter permanentemente esse papel de saber que o mais importante no nosso país é, com moderação, olhar para o que verdadeiramente importa, que é a retomada da atividade econômica. Emprego e renda para o nosso povo para que possamos retomar os melhores rumos para o nosso país. Senão, ficamos em discussões do quanto pior, melhor, discussões ligadas ao passado, ideologizadas, relacionadas a tempos que já foram superados, inclusive com grande participação da OAB”, afirmou o presidente da OAB.